Friday, May 23, 2008

Les Jeux Engloutis



Antes de PRINCESS MAKER, DOGZ, CREATURES, SEAMAN e, num sentido mais amplo da simulação de vida artificial, THE SIMS, existia LITTLE COMPUTER PEOPLE. Partindo de um conceito de Rich Gold, David Crane produziu nos estúdios da Activision um dos maiores triunfos dos meados de 80, um título que começou por redefinir o papel do computador como uma máquina capaz de expressar e provocar emoções humanas. O maravilhoso artwork da capa é um testemunho de uma comercialização de um jogo como uma ideia inovadora e original, num título colorido e detalhado que se perdeu no tempo sem razão aparente.

Artigo completo em CoReplay.

Thursday, May 22, 2008

Sincronicidades



Há uma semana atrás, enquanto visitava a colecção de jogos de ZX Spectrum de um amigo meu, deparei-me com uma estranha coincidência que quis verificar através de segundas e terceiras opiniões. Parece não restar a mais ínfima dúvida de que esta figura anónima que domina o enquadramento visual do frontispício das conversões a formato caseiro do jogo de STREET FIGHTER (89-89) possui imensas semelhanças com a fisionomia da personagem do jogo de Yu Suzuki. Outro aspecto que ainda confere maior consistência ao argumento é a conhecida admiração do designer da SEGA pela obra de Okamoto, que já tem sido apontada em mais do que uma ocasião como o título que despoletou em Suzuki o desejo de criar VIRTUA FIGHTER.

Tuesday, May 13, 2008

thatgamecompany @ Variety



A thatgamecompany, estúdio fundado pelos ex-estudantes da USC Jenova Chen e Kellee Santiago, foi reconhecida pela revista Variety como um dos mais promissores e inovadores pólos de produção de software e multimédia da actualidade, numa lista intitulada "10 Innovators To Watch". Por entre criadores de software e artes digitais, a inclusão de um pequeno estúdio demonstra a abertura do jornalismo generalista ao poder creativo desta companhia e do próprio fenómeno dos jogos independentes.

De novo chamo a atenção ao artigo de antevisão do seu novo projecto, Flower, publicado na secção CoreGaming.