Sunday, October 19, 2008

So, what now?


Apesar do baixo número de actualizações, o site CoreGamers demonstrou alguma actividade de relevo nos últimos meses, incluindo três artigos de entrevistas com personalidades de relevo dentro da indústria: Jake Kazdal ofereceu um depoimento sobre como viveu a intensidade dos seus anos em Tóquio na criação de jogos como REZ e SPACE CHANNEL 5; Kenichi Nishi concedeu ao humilde site o primeiro artigo e entrevista sobre o seu jogo NEWTONICA; e, por fim, Kenji Eno, o lendário designer que se manteve nas sombras durante perto de uma década, dedicou algum do seu valioso tempo para responder a algumas questões.

Nos próximos meses, pretendo continuar a mesma linha de artigos de Perfil, com algumas novas entrevistas que já se encontram confirmadas ou lançadas e que estarão disponíveis até ao final do ano.



- TAKAYOSHI SATO -
CGI, Art & Character Designer
de SILENT HILL e SILENT HILL 2

Após o seu trabalho em SEXY PARODIUS, Sato foi um dos convocados para a equipa liderada por Keiichirō Toyama, mais tarde conhecida pelo nome do seu primeiro título, SILENT HILL. Sato foi responsável pelas sequências CGI do primeiro jogo, assim como diversos trabalhos para a arte visual em geral e desenho de personagens. Em SILENT HILL 2, o mais laureado título de uma série recentemente transladada para os estúdios Norte-Americanos da Climax e da Double-Helix, Sato ampliou o seu papel até outros campos da produção, tendo-se responsabilizado pela escrita de uma boa porção do memorável argumento do jogo.


Espero poder publicar um
insight profundo e ponderado acerca das temáticas exploradas em ambos os jogos através de uma entrevista longa e, com alguma sorte, substancial.



- DYLAN CUTHBERT -
Fundador da Q-GAMES

O nome de Cuthbert estará para sempre associado ao seu trabalho pioneiro no estúdio da Argonaut que lhe valeu o passaporte para directo para o Japão, nomeadamente para a Nintendo, onde começou por criar o revolucionário shoot'em up STARFOX. Anos após a sua saída desta companhia, o designer inglês fundou o seu próprio estúdio independente, a Q-GAMES, também sediada em Quioto. A sua série PIXEL JUNK conquistou o seu lugar de respeito no catálogo de jogos da Playstation Store, nomeadamente com o título MONSTERS e o mais recente EDEN.




- Baiyon -
Artista gráfico e compositor musical independente

Para ampliar o foco que pretendo dar a PIXEL JUNK EDEN, enviei algumas questões a Baiyon, um artista local de Quioto que participou com a Q-Games na criação deste seu último jogo. Pautado por um visual original, EDEN também foi prendado com o seu acompanhamento sonoro de inspiração techno minimalista, prefazendo assim um conjunto audiovisual dinâmico e hipnotizante.




- Auriea Harvey & Michaël Samym -
Fundadores e
game designers do estúdio Tale-Of-Tales

Sediado na Bélgica, o estúdio Tale-of-Tales apresenta uma estrutura e aspirações pouco comuns: as suas noções de como se deve regular a criação de um videojogo encontram-se radicalmente definidas no seu Real Time Art Manifesto, um texto que ataca com ferocidade os dogmas da indústria de videojogos actual. Com diversos projectos em execução, de entre os quais figura o promissor THE PATH, a parelha de criadores já provou ser capaz de executar alguns dos seus ideais em jogos como ENDLESS FOREST, um jogo on-line sobre vida e comunicação, e THE GRAVEYARD, uma breve demonstração das suas tendências anti-lúdicas e pró-artísticas.


Monday, October 13, 2008

Enologia - Feel the different culture on the back side of the Earth


dieubussy 2008

Já se encontram publicados no CoreGamers a entrevista e artigo de perfil há muito prometidos sobre Kenji Eno, essa mítica personalidade do game desgin nipónico nunca antes entrevistada por um português. Por curiosidade, o título da publicação provém de uma frase que Eno usou para descrever o nosso interesse mútuo pelas culturas exóticas - ele próprio me confessou ser um entusiasta da cultura e herança portuguesa no Japão, assim como de todo o continente Europeu.

Agradeço a Eno todo o tempo dispensado para que o artigo pudesse ser o mais completo possível, ainda que a promoção do jogo NEWTONICA e a projecção do seu novo título o tenham mantido extremamente ocupado nos últimos meses. Decerto voltarei a cobrir as suas actividades assim que Eno anunciar o seu novo lançamento - data que, posso afiançar, se encontra cada vez mais próxima.

O mesmo artigo se encontra facultado em inglês, a partir desta ligação.

Sunday, October 12, 2008

@HG101


Hardcore Gaming 101 é um site amador norte-americano, alojado no Gamespy, que se concentra em jogos, séries ou companhias de menor celebridade no mundo dos videojogos, fazendo uma abordagem profunda de diversos títulos - ainda que a orientação não seja sempre a mais consonante com as minhas perspectivas do meio vídeo lúdico. No entanto é louvável o esforço do grupo, tendo começado com apenas uns poucos contribuidores há alguns anos atrás, agora disponibilizando uma longa lista de títulos raramente tratados nas publicações mainstream.


Concedida a possibilidade de poder participar neste significante projecto, cujo público é infinitamente superior ao de qualquer outro projecto da minha autoria, lancei a minha primeira contribuição há cerca de dois meses ao entregar um trabalho de investigação sobre o extinto estúdio LOVE de LIC. No processo, tomei a liberdade de criar uma pequena
biblioteca de imagens pertencentes aos jogos da companhia, especialmente no caso de UFO A DAY IN THE LIFE, uma obra que até então se caracterizava pela absoluta escassez de imagens publicadas online.

Mais recentemente, entreguei uma análise ao obscuro (e precioso) ACONCAGUA, uma aventura da autoria dos estúdios SCE lançado em 2000 que cedo se tornou uma relíquia esquecida algures na azáfama do mercado japonês do virar de século. Já em processo de captação de imagens encontra-se a minha futura contribuição para o site, um perfil dos jogos Zettai Zetsumei Toshi: série pela qual nutro grande paixão e da qual tenho sido embaixador entre amigos e colegas.

Monday, October 6, 2008

Layer 2 - Pixels at an Exhibition


Parafraseando a célebre obra de Mussorgsky, Pixels at and Exhibition é uma nova camada do blog CoreGaming para onde serão relegados os posts de maior pendor visual, assim como futuras captações de imagens ou vídeos. A intenção é concentrar os conteúdos gráficos num local dedicado, mantendo este CoreGaming um espaço essencialmente composto de escrita ilustrada. O acesso encontra-se a partir de agora situado no topo do menu de opções desta página.

Wednesday, October 1, 2008

Zettai Zetsumei Toshi 3


Não sendo hábito preencher este espaço com notícias, o anúncio de um novo episódio da série ZETTAI ZETSUMEI TOSHI não podia de forma alguma ser ignorado, numa altura em que se perfilam novos e promissores lançamentos para a consola portátil da Sony. Ainda sem informações no site da IREM, ZETTAI ZETSUMEI TOSHI 3 parece seguir um esquema semelhante aos jogos anteriores, na Europa SOS THE FINAL ESCAPE e RAW DANGER, prometendo trazer consigo novas personagens e uma nova intriga. Justifica-se, de resto, a relutância da IREM em responder aos meus pedidos de informação quanto ao novo projecto do game designer Maki D. O lançamento está previsto para 2009 no Japão.




fonte: Famitsu