Sunday, November 4, 2007

There and back again

Creio ter terminado, finalmente, o meu artigo sobre a Atari VCS. Tentei colocar o máximo possível de imagens de jogos, modelos da consola, mas sobretudo a informação mais rigorosa e verificada várias vezes, de forma a não cair no erro. Foi um prazer trocar impressões com Rob Fulop, entrevistado, um dos mais importantes criadores de jogos da época. Procurei contactar David Crane ou outro qualquer membro de relevo da Activision, mas por falta de tempo e sorte não consegui chegar a eles. Quem sabe daqui a cinco anos, num próximo aniversário significante da consola?

Aproveito também para dar as boas vindas ao novo colaborador, Emit Flesti, que se estreou no site com um belíssimo texto sobre WE LOVE KATAMARI e que promete escrever muito mais sobre os jogos relevantes da sua vida. Os meus agradecimentos sentidos por ter dispensado o seu tempo para o nosso pequeno projecto. Visitem o seu blog para lerem uma série de excelentes textos reflexivos.

Já me encontro em contacto com outro nome sonante da criação dos jogos de vídeo actuais, nomeadamente Kellee Santiago, co-fundadora, em conjunto com Jenova Chen, do estúdio da Thatgamecompany, conhecidos no mercado por jogos como CLOUD e FLOW. Espero poder trazer informações importantes sobre o seu novo projecto, FLOWER, que muita curiosidade tem despertado por aí. Simultaneamente, sinto que estamos a chegar até aos designers mais independentes e também a algumas velhas glórias, o que não pode ser interpretado de outra forma que não (muito) positiva.

Acho curioso que quer Eric Quakenbush (entrevistado há cerca de 3 meses), quer Rob Fulop, tenham mencionado o jogo online BLOXORZ como referência pessoal de excelência na criação de jogos dos dias de hoje. De facto, é um grande jogo.

No comments: