![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgql3k9NnzbvABPxgNscwgbf3HpTpNnS0SHoHudm6CXDYPurwkNuCpJIrG35KLSK6zKludSEIbhyphenhyphenCKnmegpciEyLzd67A9RnBIP80zjEt86Nyou72le9mHAeDGppM-QRJWEmB2gcIRRXLyA/s400/pb.jpg)
Um dos maiores traumas do jogador moderno é a ausência de uma terceira parte na série SHENMUE. Mesmo que este problema apenas atinja uma reservada porção da população que se dedica aos videojogos, o desalento, a descrença e o eventual inconformismo são sintomas comuns a todos os que viveram e jogaram, apaixonadamente, os dois títulos de Yu Suzuki.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1vZEtfcOFWUCQO2g61NAXWXIhF19lOdeYoXOwLxLQ4sszv0TE2LML5IAUOOKgL8fX8DpE12fI-3Q0PMeL9oBjJumOei3tt39DdFJE8nh1wbASm_eLAkTbnVc_ZxIHoljf6gmPpVJW-gVc/s400/bp6.jpg)
Apesar de já se terem passados muitos anos, a ideia de uma sequela não esmorece e ressurge esporadicamente, sempre que alguma notícia aponta para um novo projecto oriundo da SEGA. Pessoalmente já há alguns anos que me desencontrei com a possibilidade de ser dada continuidade aos episódios já explorados. Talvez por essa razão tenha iniciado uma período de revivalismo: primeiramente através da aquisição dos guias originais dos jogos em japonês; e, mais recentemente, uma extraordinária pérola apenas disponível para aqueles que adquiriram a edição especial do jogo VIRTUA FIGHTER 3TB no seu lançamento, com esse disco extra intitulado PROJECT BERKLEY.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoUnCvxu6rvFnZlF7mKQsA75nA3h20dMD87f91czF4TS_vEk5hgQIazk1fxwgy_4V9mbBrMvp02MXANCa1GxXRGr2ozPA4f4QrS_3a00v1cNLhz879LzaG6P-EzXYTOKQIV7Q6tP_UHwc9/s400/pb2.jpg)
No seu interior, este misterioso e obscuro disco contém cerca de 30 minutos de imagens, incluindo sequências em CGI (as primeiras maquetas tridimensionais), alguns temas musicais de acompanhamento inéditos, assim como uma generosa entrevista a Yu Suzuki, abordando os seus títulos mais emblemáticos no domínio dos jogos de arcade, assim como o nobre projecto que estava a dirigir na altura (segunda metade de 1998, há quase dez anos atrás).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPLl8S7ItJ1ahHz6bmmMnMmom9y7XL318wcWmokN_fOW8JflrnF8shaR0rqP2jCcUBXrf6-aaKZ5vKZ0VUoZVxaYhY5ahzj88_qzFucy7uSOU5Q0B5vDSyXLvBETIhTjVAd8gVz8BpVyFI/s400/bp5.jpg)
Em momentos menos claros, PROJECT BERKLEY roça o insólito, com sequências que misturam imagens de arquivo (possivelmente imagens capturadas em diversas localizações que serviram de matéria-prima para o jogo) com poesia em complexos kanji japoneses. Foi igualmente incluída alguma artwork, alguma desenhada durante a gravação das imagens, assim como imagens de estátuas que se assemelham a algumas das personagens que nos foram dadas a conhecer por SHENMUE e SHENMUE II: as restantes, desenhadas ou esculpidas, permanecem por identificar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicafi6OZwtxLlE_I095TZalcdMpRSV9r8i-h9Yvtey_Uvo5JRMXW_7sAxtMD72kgJvWSul-eK2OdpaHT30RyzU6D80vSfAn6kE0RjV8AaW86IInZOvHqhvMIPptRGHLIoARdiKD3jaVBb5/s400/bp4.jpg)
Ciente de que parte deste GD-ROM se encontra disponibilizado online decidi, não obstante, capturar algumas imagens deste momento evocativo e saudosista: ou não fosse SHENMUE um dos raros jogos, ao longo de tão frequentes anos, que me tivesse feito crer que o supremo e o sublime eram dois estados superlativos também alcançáveis através do meio vídeo lúdico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitqcpvejnec-F6lpDhqhaevirC93lTqN396W4Z1lyJPyK8wBDDrInWZEICtvj8EllmhqWEoE04catDnp2p-41brlU39L0KbZRwv2OwQWIBaPf3szgU8unXQkNF_-sCW5642MBbdzL-eS4D/s400/BP0.jpg)
No comments:
Post a Comment