Monday, February 18, 2008

Exeunt Alex Rowe


Encontra-se neste momento encerrado o blog Team ICO Gamers, após quase dois anos de actividade. Durante um período de uma semana, o seu criador, Alex Rowe (pseudónimo), manteve o silêncio acerca da sua decisão de cessar a sua actividade, numa época em que os visitantes esperavam grandes remodelações. O mistério invadiu-nos e todos chegámos a pensar que a sua ausência se devia a questões mais graves.

Justificando-se hoje mesmo num fórum, e a mim em específico por e-mail, Rowe explicou que o trabalho que tinha em manter o blog activo e em constante actualização não se justificava face às duras críticas com que era confrontado esporadicamente. Num acto de libertação, apagou todo o blog e base de dados das imagens no site Flickr, não tendo restado mais do que umas poucas threads, agora obsoletas, no site da Eurogamer.

Não obstante dos imensos pedidos por parte dos visitantes, não parece restar agora nenhuma esperança de que este local de culto, onde tive a feliz oportunidade de participar várias vezes, se reconstrua. A dura realidade é que o Team Ico Gamers deixou simplesmente de existir.

Numa nota mais pessoal não posso deixar de concordar com o meu amigo Alex Rowe quando ele expressa que o baixo número de visitantes não justificava a carga de trabalho necessária para manter o site sempre recheado de novos posts e das últimas notícias. Poucos dias antes de fechar portas, Alex confessou-me que tinha um projecto novo em vista, onde o TIG deixaria de ser um blog para passar a ser um site em pleno. Parece-me que ele se apercebeu que estava a sacrificar demasiado da sua vida em troca de tão pouco. Apesar de tudo, o TIG era considerado, de forma geral, como a melhor fonte de notícias e artigos sobre os jogos de Fumito Ueda e colegas.

De uma forma estranha, irracional e difícil de objectivar, todos nós sentimos um vazio.

Se leres isto, Redmond, desejo-te imensa sorte nos teus projectos futuros. Foi um prazer colaborar contigo e comentar cada novo artigo. Segue o meu conselho e mantém a base de dados operacional, apenas e só como objecto de consulta. Seria um desperdício ainda maior negar todos estes meses de trabalho.

6 comments:

Anonymous said...

Fiquei triste pelo facto de o TIG deixar de existir, mas compreendo perfeitamente como possa ser frustrante não obter o feedback desejado num projecto como este. Desejo ao "Alex" as maiores felicidades e fico-lhe muito agradecido pela dedicação que demonstrou.

Quanto a ti pá, espero que continues com os teus projectos na certeza de que há sempre alguem interessado. Talvez expandir o Bequest of Dormin com uma secção "News" para manter os fans de Ico a par das notícias relativas ao franchise - um pouco ao estilo do TIG? Acho que seria uma boa ideia e ninguém melhor do que tu para manter a chama viva :)

Fica bem e não deixes de "blog"-ar, ou lá como se diz :P

Dieubussy said...

Olá Endow, é óptimo receber um comentário teu por aqui. No entanto, como ficaste a saber do meu blog?

Infelizmente, o tipo de vida que tenho não me permite fazer o que o Alex fazia. Eu próprio pensei em fazer algo do género mas não tenho tempo nem recursos. O que não quer dizer que eu vá para de escrever sobre os jogos, mas sinceramente todo este episódio desmoralizou-me imenso. Se queres saber, acho que o que o Alex fez foi um pouco dramático: não me surpreenderia nada se no futuro ele regressasse com um novo projecto.

Obrigado pelo comentário.

Anonymous said...

Basicamente, acedi ao teu profile do Blogger a partir de um comment no TIG e vim ter aqui.

Pois, não há duvida que o ritmo de updates que o TIG tinha eram fruto de muito trabalho e de muitas horas gastas a pensar naquilo. Não é ,de todo, fácil arranjar disponibilidade para manter um blog daqueles.

Espero que tenhas razão quanto ao Alex - seria bom sinal. Quanto a ficar demoralizado : acho que tudo depende de ser uma coisa que se faz por gosto ou não.

Se uma pessoa está á espera de feeback favorável depressa vai perder a vontade. Antes de mais nada, acho que o acto em si, de escrever para um blog, tem que dar prazer a quem o faz. As pessoas são muito voláteis e nem sempre dão valor ao trabalho realizado. Já para não falar da questão dos criticas aparecerem sempre em maior número que as mensagens de apoio. É sempre assim em tudo na vida.

Eu também tou a começar a escrever um blog para treinar o meu inglês escrito e para me obrigar a analisar as coisas com que me vou deparando. Mas ja sei que não posso estar á espera de muito hits ou pessoal interessado. É mais um tipo de catarse.

Dieubussy said...

Tenho trocado muitos e-mails com o Alex e estamos a chegar a uma zona mais confortável em que nem tudo terão de ser decisões drásticas. Espera até ao fim de semana e até pode ser que este post seja apagado por se tornar obsoleto.

Envia-me o URL do teu blog.

O que é que achas que o site (Coregamers) e este blog são? Pura auto-comiseração. É para isso que estes espaços servem. De quando em vez encontras alguns que se tornam fenómenos e atingem estatutos mais elevados. Mas a grande maioria dos web blogs são um lugar para exteriorizar o que nos vai pela cabeça. E não há mal nenhum nisso, penso eu...

Anonymous said...

Fiquei surpreso. Pensei que o fórum estivesse em baixo. Espero que consigas convencê-lo a adaptar todo o conteúdo que ele foi acumulando no blog num site. Seria muito mais interessante para ele em termos de dedicação, mas seria igualmente mais interessante no absoluto. Nunca achei muito interessante informações ao conta gontas sobre um tema determinado. A grande maioria dos posts pouco interesse tinham ou então baseavam-se em rumores e não verdadeiras informações.

Temos que relativizar! Pior se fosse a Team Ico a fechar as portas. ;D

Anonymous said...

Isso seria realmente muito bom. Quanto mais não seja espero que o contéudo do blog não se perca de vez.

O meu blog é ainda muito novo e por acaso só hoje fiz o primeiro post decente. No entanto espero continuar com updates regulares para ver se venço esta perguiça de concretizar as ideias - sou um "procrastinator" profissional :P

URL : endow.wordpress.com