Monday, June 2, 2008

Condenado ao triunfo?



Para os teólogos, o conceito de limbus é descrito como um espaço limítrofe da concepção clássica de Inferno – comummente designado por Hades -, um destino para aqueles que abandonam o mundo material em pecado ou, ainda que não na inimizade de Deus, não estão aptos para povoar a esfera celeste.


Entre diversificados contextos teorizados ao longo dos séculos, não só nos ciclos da teologia mas também na arte e literatura, sobressai o do Limbus infantum, um espaço de migração da alma das crianças que, por morte prematura ou ausência de baptismo como acto libertador do pecado original, são excluídas do paraíso divino e enviadas para um espaço intermédio.


O cenário chiaroscuro de LIMBO remete para a ideia de uma jovem criança anónima que se debate com um ambiente hostil, amplo e desafiante. Sem nenhuma informação disponível acerca do seu desenvolvimento, criadores ou plataforma de destino, LIMBO impressiona pela sua reposição de alguns dos mais refinados planos de jogo de plataformas. Os cenários pálidos, enriquecidos pelo sfumato nas bermas dos objectos distantes configuram a percepção de um jogo que poderá ser um júbilo artístico e lúdico.

2 comments:

Anonymous said...

Onde foste descobrir tal pérola. O mais certo é que seja lançado para PC, a terra da liberdade vídeo lúdica. Mas há sempre possibilidade de ver esse jogo aparecer no PSN, visto que a Sony parece estar disposta a investir em produções ousadas.

O jogo lembra-me na sua essência heart of darkness e até mesmo Ico.

Anonymous said...

Muito promissor sem dúvida...mas ao contrário do que disse mikaveli, penso que este jogo tem mais estrutura de jogo de consola. Na apresentação, a forma como o cenário roda faz lembrar o sistema de jogo de Locoroco...mas as semelhanças devem ficar por aí. Espero estar enganado em relação à plataforma na qual irá sair, mas há muito tempo que não vejo nada deste género no PC...

A Heart of Darkness e Ico juntaria também, o já referenciado neste blog, The Night Journey, como fontes de inspiração.