Tuesday, November 13, 2007

Prazer de ler



Nem sempre fui muito dado à leitura durante a minha infância, talvez porque passasse demasiado tempo a ver televisão ou a jogar enquanto criança fascinada pela tecnologia. Trata-se de uma situação comum à minha geração, um resultado directo da existência de tantas outras distracções rápidas e mais acessíveis: de que podia, afinal, um formato vetusto como o Livro contra as luzes, cores, formas e animações do ecrã de um Computador?

Ainda que não tenha qualquer dúvida que os jogos de vídeo são a minha principal área de interesse, a qual tenho defendido e apoiado sempre, é curioso constatar que nos últimos meses encontrei forma de os conciliar com a leitura, prazer que eventualmente descobri ao meu próprio ritmo. Existe todo um universo de publicações sérias e indispensáveis sobre o tema que, por falta de traduções e edições no nosso país, apenas conseguem ser encontradas no mercado inglês e norte-americano - ou até no mercado francês e, obviamente, japonês.

Se, inicialmente, eram os jogos de vídeo e a informática que me distraíam da generosa colecção de livros que tinha em casa, agora encontro um balanço perfeito entre ambas as actividades, ao mesmo tempo que descubro um novo manancial de informações que de outra forma seriam inacessíveis. Por essa razão decidi partilhar as minhas experiências com alguns dos livros que já li e que se encontram na secção BEYOND do Coregamers, uma zona que pretendo expandir no futuro até criar um guia compreensivo dos livros de referência sobre o tema.

Hoje mesmo recolhi (mais) duas relíquias numa banca de livros de um supermercado: 'Como Vencer No Nintendo', um livro com soluções e cheats de jogos NES e um 'Aventuras Com O Atari', um livro inteiramente dedicado aos jogos de aventura dos sistemas Atari. Dois sólidos testemunhos, surpreendentemente traduzidos para português, de uma excelente época de videogaming.

Friday, November 9, 2007

Boiling Point

Serei eu a única pessoa à face da terra que já não consegue suportar o sufoco do mercado vídeo lúdico dos dias de hoje? Todos os dias abro caixas de novos lançamentos, desejoso de que as previsões feitas em dezenas de websites e revistas tenham sido um enorme equívoco e que, afinal, os jogadores estão interessados em produtos novos e originais. La grande illusion: só vejo FPS.

Call of Duty 4, Timeshift, Halo 3, Bioshock, Medal of Honor Airborne, Half Life Orange Box, já para não mencionar as recargas de Counter Strike Anthology e Source. É tradição no PC, sim. Pela variedade fenomenal que as consolas têm vindo a oferecer ao longo dos tempos, muitos como eu têm encontrado um porto de abrigo enquanto continuam a investir, económica e intelectualmente, nesta jovem indústria. Mas fere-me a vista olhar para o escasso catálogo de jogos da XBOX 360 e ter de me esforçar tanto para encontrar uns poucos títulos que não se enquadram no género FPS, Desporto ou Condução. Ao que é que nós chegámos?

Ver a Playstation 2 a abandonar sorrateiramente o mercado também evoca um sentimento de tristeza inconsolável. Foi a consola de maior sucesso comercial de sempre e agora, quase fechadas as contas, podemos afirmar que foram poucos os títulos exclusivos deste género pelos quais a consola se destacou ou reclamou grandes lucros. Com a excepção de Killzone, mais um objecto de debate do que um êxito comercial, apenas encontramos jogos multi-plataforma - sublinho Black ou TimeSplitters.

É toda uma questão muito complexa e diversificada, talvez merecedora de maior atenção num futuro próximo. A saturação, essa, pode ser irreversível. Tento compensar esta exagerada manobra rumo à popularização dos jogos com pequenas, mas sinceras, investidas, como as que podem encontrar no maravilhoso universo de Ferry Halim - ORISINAL.

Sunday, November 4, 2007

There and back again

Creio ter terminado, finalmente, o meu artigo sobre a Atari VCS. Tentei colocar o máximo possível de imagens de jogos, modelos da consola, mas sobretudo a informação mais rigorosa e verificada várias vezes, de forma a não cair no erro. Foi um prazer trocar impressões com Rob Fulop, entrevistado, um dos mais importantes criadores de jogos da época. Procurei contactar David Crane ou outro qualquer membro de relevo da Activision, mas por falta de tempo e sorte não consegui chegar a eles. Quem sabe daqui a cinco anos, num próximo aniversário significante da consola?

Aproveito também para dar as boas vindas ao novo colaborador, Emit Flesti, que se estreou no site com um belíssimo texto sobre WE LOVE KATAMARI e que promete escrever muito mais sobre os jogos relevantes da sua vida. Os meus agradecimentos sentidos por ter dispensado o seu tempo para o nosso pequeno projecto. Visitem o seu blog para lerem uma série de excelentes textos reflexivos.

Já me encontro em contacto com outro nome sonante da criação dos jogos de vídeo actuais, nomeadamente Kellee Santiago, co-fundadora, em conjunto com Jenova Chen, do estúdio da Thatgamecompany, conhecidos no mercado por jogos como CLOUD e FLOW. Espero poder trazer informações importantes sobre o seu novo projecto, FLOWER, que muita curiosidade tem despertado por aí. Simultaneamente, sinto que estamos a chegar até aos designers mais independentes e também a algumas velhas glórias, o que não pode ser interpretado de outra forma que não (muito) positiva.

Acho curioso que quer Eric Quakenbush (entrevistado há cerca de 3 meses), quer Rob Fulop, tenham mencionado o jogo online BLOXORZ como referência pessoal de excelência na criação de jogos dos dias de hoje. De facto, é um grande jogo.

Thursday, November 1, 2007

À conversa com Tracy Fullerton



Troquei impressões com Tracy Fullerton, a criadora de THE NIGHT JOURNEY, um título independente desenvolvido pela USC, ainda sem plataforma de lançamento. Ao que parece, a chegada do jogo à Playstation 3 não passava de uma ilação, baseada no control pad que aparece no início do vídeo. Este e muitos outros esclarecimentos podem ser lidos no site.

Thursday, October 25, 2007

Brief Encounter



Por vezes batem-nos à porta pessoas estranhas que num ápice se tornam uma excelente companhia. Tal raridade ocorreu hoje comigo. Como resultado deste imprevisto e breve encontro, consegui um item que agora acredito ser relativamente raro, um tal de Game Doctor SF7 - mecanismo de fabrico oriental que permite jogar ROMS de Super Nintendo / Super Famicom na própria consola através de uma disquete. Parafraseando um boneco de Fast Show: which was nice!

Foi de tal forma estranho que ainda nem tive disponibilidade mental para equacionar a manobra de pirataria implícita... mas se me for permitido, falamos de jogos cujo mercado, dito de ocasião, apenas está a beneficiar os coleccionadores e não as marcas directamente. Não promovo; tão pouco condeno. Simplesmente jogo.

Sunday, October 21, 2007

(Sony Website's) CRYPTIC IMAGE ANALYSYS

Em Fevereiro, a Sony Computer Entertainment Japan lançou um anúncio onde procurava recrutar novos elementos para integrarem na chamada Team ICO. O anúncio foi colocado, posteriormente, no site oficial da Sony. A servir de pano de fundo deste anúncio, uma imagem que despertou o interesse de muitos - incluindo eu. Após uma série de rumores e ideias sobre o que esta poderia significar, decidi elaborar um ensaio analisando, no geral e em particular, as características enigmáticas de uma imagem que é vista por muitos como um sinal do que devemos esperar do próximo jogo da equipa liderada por Fumito Ueda e Kanji Kaido.

Podem ler o ensaio - em inglês - a partir deste site. Aproveitem e dêem uma olhadela ao blog do meu amigo Alex Rowe, sempre actualizado com as novidades sobre cada movimento relativo ao novo projecto.