Friday, July 6, 2007

Fazer o gosto ao dedo



THUMB CANDY é um documentário do Channel 4 que foi produzido pela Talkback em 2000. A apresentação ficou a cargo de Ian Lee, um nome sonante da rádio e dos media ingleses em geral.

Durante cerca de uma hora somos levados numa viagem fantástica até aos inícios da indústria dos videojogos. Em vez de se concentrar nos jogos ou nas consolas e sistemas, THUMB CANDY aproxima o espectador dos criadores e é um dos primeiros exemplos do respeito e admiração pelas lendas dos videojogos num programa televisivo feito para um canal generalista.

Ian Lee é um ávido jogador, jovem, apaixonado desde tenra idade e bom profissional. Mas os verdadeiros protagonistas de todo este documentário são os entrevistados, alguns dos nomes mais sonantes da criação de jogos dos anos 70 e 80.

Pela primeira vez num programa televisivo recente ouvimos Steve Russel explicando como chegou ao seu SPACEWAR!, inclusivamente demonstrando como este era jogado, originalmente, no colossal PDP-1. Al Alcorn e Bushnell são repetentes, mas desta vez temos a oportunidade de espreitar os bastidores da criação do jogo PONG e a construção da cabine
arcade em que era jogada - assim como a lendária forma de pão onde as moedas originalmente caiam.

No contexto japonês, Toshihiro Nishikado mostra os seus desenhos originais para o SPACE INVADERS e confessa as suas (surpreendentes) inspirações para o jogo, e Toru Iwatani explica-nos a razão por detrás do sucesso do seu PAC-MAN. A ronda não poderia ficar completa sem os testemunhos de Sir Clive Sinclair, um mito da criação de computadores caseiros inglês e Matthew Smith, reaparecido após anos de misteriosa ausência.

Ian insiste em jogar uma partida de cada um dos jogos com os seus criadores originais, o derradeiro prazer para qualquer jogador. Com ele, partilhamos o privilégio e redescobrimos o interesse pelas raízes dos videojogos. THUMB CANDY é um dos documentos televisivos mais originais e inspirados que pude ver sobre videojogos.


No comments: