Thursday, October 4, 2007
Retrato de época
O aspecto mais importante de Mario é a sua imutabilidade. Apesar de ter mais de 25 anos não se pode dizer que muito tenha mudado no seu desenho desde os seus primeiros jogos. É certo que o personagem tridimensional que conhecemos hoje e que surgiu pela primeira vez em 96 não é propriamente igual ao Jumpman de 1981. Mas os elementos verdadeiramente importantes mantêm-se e talvez seja por isso que os jogadores o associem a uma forma de divertimento pura. Mario ganhou volume, ganhou uma voz, mas mantém-se associado a um sentimento de alegria que muito poucas personagens atingiram.
Na sua génese, Mario esteve intimamente relacionado com outro dos ícones dos videojogos dos inícios dos anos 80, Donkey Kong. Anos antes de ser elevado ao estrelato com MARIO BROS. e SUPER MARIO BROS., não existia uma noção tão acertada de como este personagem era. Prova disso é a capa da versão Intellivision do jogo DONKEY KONG, negociado entre Nintendo of America e a CBS, na altura em que a marca nipónica não tinha ainda nenhuma consola no mercado Norte-Americano.
Olhando para a capa desta rara versão compreendemos que houve, de facto, uma altura em que Mario não existia no imaginário comum, em que o ícone da cultura popular que todos conhecemos hoje era uma quase uma nulidade. Havia liberdade suficiente para que um cover artist pudesse representar Mario como qualquer outro herói de um jogo, numa forma adulta e musculada, como se fosse um personagem de uma banda desenhada da Marvel. Observem-no, empunhando um martelo dourado com uma pega de couro castanho qual deus Thor e com uma fita no braço decorada com as letras M (presumo que de Mario).
Já Donkey Kong, o gorila pateta, é substituído pela imagem de um símio assanhado de dentes afiados. No canto, enjaulada, um protótipo de beleza feminina da época, desenhada com uma expressão de pânico ao estilo de Roy Lichtenstein - também ele um nome influente para a banda-desenhada Norte-Americana.
O verdadeiro Mario de Miyamoto é a perfeita antítese deste modelo: baixo, gordo, amigável e descontraído. Hoje, passados tantos anos, a imagem não pode deixar de impressionar.
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