Wednesday, November 28, 2007

Danke schön, Herr Baer...!



Foi uma honra e um prazer singular poder trocar impressões, ainda que electronicamente, com Ralph Baer, criador da primeira consola de jogos e verdadeiro pai da indústria. Passaram-se poucos minutos desde que terminei a tradução das nossas conversas e não posso deixar de me emocionar com o teor das suas palavras e a perspectiva, agora tão real, de que uma vez terminado o artigo acerca da sua vida e trabalho, estas palavras irão figurar no nosso site, a primeira entrevista de um português a esta lenda viva e uma das poucas existentes no âmbito da Internet.

Tratou-se de um processo moroso, ainda assim, que compreendeu a leitura e anotações sobre o seu livro, Videogames in the Beginning, imensas trocas de e-mails com Leonard Herman (primeiro historiador dos jogos de vídeo Norte-Americano) e outros tantos com o próprio Ralph Baer. Nada advém do nada, e o resultado que agora tenho em mãos foi resultado de um processo de cultivo. Só espero que a colheita seja do vosso agrado.

2 comments:

bravojohny said...

Não sabia que também tens aqui um blogue e com discussão de temas pertinentes. Parabéns e também pela entrevista ao Ralph Baer, que é daquelas oportunidades únicas e raras, especialmente para quem nutre interesse pela história dos jogos de computador. Muito bom :)

Dieubussy said...

Obrigado!

Por acaso foi relativamente complicado entrar em contacto com ele, mas estamos a falar de uma das pessoas mais importantes deste século. A entrevista, em principio, estará disponível só para Janeiro - Dezembro é um mês complicado com muito para fazer.