Monday, January 14, 2008

Bestial?

Muito antes da Internet se ter tornado um recurso único na divulgação da cultura vídeo lúdica, a revista Bestial! invadia as bancas das tabacarias e quiosques nacionais, corria o ano de 1993. Com uma tiragem muito reduzida, esta publicação terminou após umas poucas edições devido ao seu insucesso num mercado dominado pelas revistas internacionais ou pelas publicações nacionais dedicadas - como é o caso da Mega Force.

No entanto tive a oportunidade de adquirir os últimos dois números (?), relativos a Novembro e Dezembro. Apesar da qualidade dos textos ser inferior - na altura, com 11 anos, não o tinha notado - e da apresentação empalidecer perante a qualidade visual que temos nas revistas actuais, a sua ingenuidade e pureza merecem ser revisitadas. Numa nota mais positiva, a Bestial! vinha impressa em papel grosso e rugoso que durou bastante bem até hoje, razão pela qual custava já na altura 450 escudos. No entanto, não conseguíram escapar do desgaste natural exercido ao longo de quase quinze anos!

Fiz alguns scans da capa do número 4 e de alguns artigos no seu interior.


Capa da edição nº 4.


Artigo MEGA CD.


Análise ao jogo Sonic The Hedgehog 2 para Master System.


(Anúncio da TurboGrafx 16)


4 comments:

Anonymous said...

Não conhecia essa resvita, natural como cresci noutras terras. A minha infância e adolescência foram marcadas por revistas como Joypad, Consoles +, Player One ou Super Power. É engraçado ver que a consola tratava da actualidade da Nec Pc-Engine, uma consola desconhecida da grande maioria, mesmo de supostos coregamers.

Interessante. Tens que me mostrar isso um dia destes.

bravojohny said...

Ora cá está a revista que tinhas falado. Como previ da outra vez, à época era demasiado novo para dar conta das publicações que chegavam aos escaparates. Bons scans e revivalismo porém. Dás-me permissão para utilizar as scans num post para o ENE3?
Um abraço!

Dieubussy said...

Sim, sem dúvida. Eu creio que já tinha feito essa sugestão para uma morada de e-mail que tinhas deixado no ENE3. A minha vontade era a de fazer mais scans mas falta-me tempo.

Também já comecei a fazer os scans da Caderneta Oficial de Cromos da Nintendo (está a meio). Eis o URL:

http://www.flickr.com/photos/22818390@N06/sets/72157603767785930/

Sim, claro, podes usar as imagens (mas pedia-te que fizesses menção à origem, isto porque não quis estar a por marcas nas proprias imagens). Abraço e obrigado por visitares!

osvelhostempos said...

Boas, estou a fazer um mini documentário sobre os videojogos em portugal, por acaso tenho duas revistas bestiais, mas se pode-se enviar ou postar mais imagens agradecia para puder fundamentar melhor, entretanto se quiser veja já no youtube algum do material dispónivel:http://www.youtube.com/osvelhostempos