Thursday, June 21, 2007

Solstício Isométrico


Hoje é o dia do Solstício de Verão. É natural que muitos outros blogs tenham hoje uma postagem a respeito deste fenómeno, mas poucos ou nenhuns se irão recordar do mítico jogo lançado para a NES: SOLSTICE: THE QUEST FOR THE STAFF OF DEMNOS é uma aventura em perspectiva isométrica, estilo recorrente nos jogos de aventura e RPG no tempo das consolas e computadores de 8 e 16-bit - tendo entrado quase em extinção após as 32-Bit. O objectivo da aventura era a de guiar o feiticeiro Shadax através das labirínticas salas em busca das seis peças do bastão de Demnos. Um dos seus aspectos mais apaixonantes é a total liberdade e ausência de linearidade na exploração dos cenários.

SOLSTICE
foi pontuado, na época, com a nota máxima na revista brasileira VIDEOGAME, conhecida por fazer análises aos jogos e oferecer a solução do jogo no mesmo artigo.
A responsável por esta curta e interessante saga é a inglesa Software Creations, uma pequena companhia como pode ser comprovado pela ausência do seu nome na caixa do cartucho.

Existe, inclusivamente, uma sequela deste jogo para a Super Famicom (Super NES) de nome EQUINOX, um título de grande qualidade porém frequentemente esquecido por entre os numerosos êxitos da consola japonesa. Espero cá estar para voltar a mencionar o dito jogo no próximo equinócio (que ocorrerá no mês de Setembro).


2 comments:

Artur said...

A propósito do solstício, talvez seja interessante ver esta página do The Guardian, com imagens do solstício de Verão em Stonehenge. É verdade que mostra mais as pessoas (um grupo heterogéneo, no mínimo) do que o solstício propriamente dito, mas o dia estava um pouco nublado. http://www.guardian.co.uk/news/gallery/2007/jun/21/1?picture=330062329
Cheers

Artur said...

http://www.guardian.co.uk/news/gallery/2007/jun/21
/1?picture=330062329