Sunday, June 10, 2007

If you dig deep, all you get is dirt...

Apesar de SONIC 3D BLAST e SONIC JAM serem jogos Sega Saturn, não se pode dizer que tenha havido um título Sonic especificamente desenvolvido para a consola. As razões para tal são complexas, passando sobretudo pelo desejo de manter um standard de qualidade que era difícil de alcançar numa consola pioneira na transição para o 3D.

Isto, porém, não significa que não tenham havido tentativas de o fazer. O vídeo que se segue contém imagens de um dos níveis de um projecto intitulado SONIC X-TREME. Divergências entre o estúdio norte-americano STI e a Sonic Team obrigaram à escolha por um modelo completamente diferente daquele que estava a ser considerado a início - e que segundo o criador, Yuji Naka, era um roubo do código do motor gráfico de NiGHTS. O resultado está à vista.



Impressionante...!

O tema musical é a única composição original conhecida deste projecto e acompanha todos os restantes vídeos do jogo. Pessoalmente, já persigo o jogo desde que as primeiras imagens foram publicadas na imprensa da altura. São compreensíveis as razões pela qual o jogo não foi levado a cabo e editado: alguns problemas de jogabilidade implícitos ao formato do jogo ou a incapacidade da consola gerar os volumes poligonais necessários podem muito bem ter sido argumentos para o cancelamento do projecto.

Teria sido possível criar algo baseado em em grafismos 2D, terreno em que a Saturn se sentia mais do que confortável, como foi várias vezes provado. Todavia, se contextualizarmos, cedo nos apercebemos de que a tendência do mercado se inclinava pela promessa de jogos em 3D, e que o 2D, por mais impressionante que fosse, raramente despertava interesses maiores.

Assim se criam os mitos...

No comments: