Monday, June 25, 2007

Gather ye rosebuds while ye may



Yuji Naka nem sempre deteve o estatuto que detém. Todos os grandes nomes têm por detrás de si grandes obras. São estas a criações que os engrandecem e os tornam, em muitos casos, fenómenos. Hoje celebram-se mais do que nunca os responsáveis pelos processos criativos dos jogos, ainda que não o suficiente.

SONIC
foi a obra com que Naka se assumiu na SEGA, tendo chegado a formar a divisão Sonic Team, uma verdadeira tábua de salvação para algumas consolas SEGA ao longo dos tempos. Mas a sua primeira criação na companhia japonesa foi GIRL'S GARDEN, um jogo cujo objectivo era o de guiar uma rapariga enquanto recolhia flores num jardim para oferecer a um rapaz. Estranha premissa, visto que o modelo cultural clássico se baseia no preciso oposto. Não existe um contador de tempo, tão apenas uma rival que também recolhe flores no mesmo jardim
. Quanto mais ela se aproxima de nós mais se sente a pressão de recolher as flores necessárias e entregá-las. O íntimo contacto entre o jogador e a natureza é, de resto, um tema recorrente nos jogos deste visionário game designer.

O desenvolvimento do jogo ocorreu enquanto Yuji Naka estagiava na SEGA e vivia no dormitório Oomori, uma espécie de comunidade de trabalhadores da empresa. O cartucho foi lançado em 1985 para a consola de então, a SG-1000. O sucesso comercial foi muito moderado: das 80 mil cópias produzidas, venderam-se cerca de 40 mil tendo ficado as restantes na SEGA. Pelo que conta o próprio criador, apareceram mais tarde em Akihabara a preços simbólicos (300 Yen, não muito mais do que euro e meio).

Entretanto, tornou-se um jogo de culto para alguns e esquecido para a maioria. Todavia é possível visitar o revisitar este jardim através da emulação, creio que Yuji Naka não se importaria - consta que foi ele próprio o criador de um inacabado
(e controverso) emulador de jogos NES para a Mega Drive. Vale a pena nem que seja apenas para analisar a semântica do jogo in loco e o humilde uso do carpe diem, nunca tão bucólico num formato virtual como neste GIRL'S GARDEN.

GATHER ye rosebuds while ye may,
Old time is still a-flying :
And this same flower that smiles to-day
To-morrow will be dying.

(excerto, To Virgins, To Make Much of Time, de Robert Herrick)

4 comments:

lebredoarrozal said...

menino lindooooooooooo... opá que coisa boa:)

olá:)

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Espero que o menino Naka volte a ter essa ousadia com o seu novo estúdio Prope.

É bom lembrar que ele foi produtor executivo de um dos jogos mais originais e ousados destes últimos tempos, também com tema central o amor, o "famoso" Project Rub para Nintendo DS. Um jogo onde o objectivo era precisamente conquistar o coração de uma menina.

Yuji Naka, o game designer romântico? ;D

Dieubussy said...

Kimi no Tame Nara Shineru parece mais um jogo de Mizuguchi do que do Naka :)